Wednesday, January 10, 2007

ser e estar

Every right-minded man has a philosophy of life, whether he knows it or not. Hidden away in his mind are certain governing principles, whether he formulates them in words or not, which govern his life. Surely his ideal ought to be to contribute all that he can, however little it may be, whether of money or service, to human progress.
John D. Rockefeller, Random Reminiscences of Men and Events

Desde sempre, nas minhas viagens existenciais, tive claro que nós não somos, no máximo, estamos alguma coisa.
Daí que uns 2 ou 3 anos atrás fiz um testezinho muito bacana, http://www.humanmetrics.com/cgi-win/JTypes1.htm, pra achar em qual dos 16 tipos de personalidade que Jung conseguiu organizar eu me encaixava. E vivi muito bem até sábado passado crendo piamente que eu era um raríssimo (1%, eu e jackie Kennedy, pra ser bem exato) INFP, ou seja, eu basicamente sonhava acordado, via qualidades humanas em coisas, animais e plantas; etc.
A ficha caiu me lembrando a diferença entre ser e estar quando, fazendo novamente o teste, vi que minha catiguria mudou pra ESTJ - eu persigo a ordem e a continuidade através da ortodoxia na observação e mesmo na quebra de regras, sou responsável e muito amável no trato social.
E vamos mudando. Há um ano mudei de emprego, fiz alguns ajustes na minha vida pessoal, mudei alguns personagens e móveis de lugar. As responsabilidades são outras, o ambiente de trabalho é outro. Nada mais natural que eu atestasse essa mudança também na matriz da loucura.
Assim sendo, fico muito contente de saber que eu já não sou mais um privilegiado sonhador, mas um líder absolutamente adequado à administração de conflitos. Ecow :


***

Fico um pouco preocupado e aborrecido com a pitoresca mania que alguns jornais online têm adotado de noticiar uma decisão judicial (porque ORA não se fala em arte, comida ou sexo, coisas gostosas da vida) e colocar um link para um dê a sua opinião pros leitores concordarem ou não com as decisões que muitas vezes não vão mudar picas na vida delas.

Fico aborrecido porque é bem triste que jornais como o Globo deixarem gente tão limitada abusar da nossa paciência com artigos mal informados e enquetes bizarros. Preocupado porque o excesso de relativização moral só pode levar à falta de parâmetros éticos, tirando a culpa do individual e jogando pro coletivo (todo mundo muito louco, tudo pode).

Da mesma maneira que a verdade do pudim é ser comido, a verdade de uma ordem judicial é ser cumprida. Não é pra saber se vai ser bom ou ruim - pra isso existem todos os infinitos recursos e biombos legais que podem ser usados em todo problema que se apresente à apreciação do judiciário. As ordens DEVEM SER CUMPRIDAS.

Não é o caso de um veículo de comunicação incitar a desordem civil na contramão da ordem democrática. A lei é o limite que liberta, ou algo assim.

Esses tempos o Youtube.com foi tirado do ar porque a Dani (ou a Cica, ou a modelete ex namorada do jogador de futebol, atual foda na praia mais voyeurizada do mundo) pediu em juízo que as imagens dela dando pro namorado na praia fossem tiradas do ar, custasse o que custasse.

Bom, longe de dizer se a decisão judicial foi bacana ou chata, o que salta aos olhos em primeiro lugar é a loucura do advogado que assinou esse requerimento, porque não tem como impedir o upload do video, se não for no Youtube vai ser no Pornotube, Sextube, Google, no inferno: vamos encarar, estamos vivendo um tempo em que qualquer um tira um celular do bolso e te filma beijando a boca do sapo naquela madrugada ingrata - e tudo pode ir parar na internet em um piscar de olhos. Sem tempo de saber de onde veio o golpe.

Nunca foi tão arriscado viver.

Depois, vemos a falta de noção desta mesma realidade incontornável da qual, ao que tudo indica, sua Excelência também desconhecia - tanto que determinou, ordem a ser cumprida sob pena de multa, que o site primeiro tirasse as imagens do ar, e depois, finalmente, tirar o próprio site do alcance dos internautas brasileiros.

É muita joselitagem junta, Cristo do céu. Quero descer!

1 comment:

Unknown said...

Eu ainda estou do lado da Jackie. :P

Tá afim de receber uma cartinha? Manda o teu endereço pro lucaszbrandao@gmail.com.

http://users.hol.gr/~barbanis/cavafy/ithaca-gr.html

Abraços!

My photo
carioca, advogado, solteiro.